Mendonça Filho pode integrar chapa com Raquel Lyra ao Senado


O deputado federal Mendonça Filho pode se tornar um dos nomes ao Senado na chapa da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, nas eleições de 2026. Nos bastidores da política estadual, cresce a possibilidade de que o parlamentar deixe o União Brasil para se filiar ao Partido Social Democrático (PSD), legenda que atualmente abriga a governadora.

A eventual mudança partidária é vista por aliados como parte de uma articulação política visando fortalecer o grupo de Raquel Lyra para a próxima disputa eleitoral. Mendonça Filho já tem experiência em campanhas majoritárias e chegou a disputar uma vaga no Senado anteriormente.

Dentro do campo político ligado à governadora, o deputado é considerado um nome com bom trânsito entre diferentes setores e com potencial de agregar à composição da chapa. A definição sobre candidaturas, no entanto, ainda deve depender das negociações partidárias e do cenário político que se consolidará até o período eleitoral.

Nos bastidores, lideranças avaliam que a possível filiação de Mendonça ao PSD poderia ampliar a base política da governadora e fortalecer o projeto do grupo para 2026 em Pernambuco