Blogueiro conhece a produção artesanal de facas, na zona rural de flores.

Você sabe o que um cuteleiro faz? No caminho do ferro, fogo e Cangaço fui a convite da equipe da secretaria de Cultura e eventos do município de flores, atrás de profissões raras para ver de perto o que é a cutelaria, que é a arte de produzir facas. Diferente das facas industriais, essas peças são todas artesanais e dependendo do modelo pode levar até 5 meses para ficar prontas.

Para aprender um pouco mais sobre essa profissão, conhecemos a familia do mestre artesão, Aureliano Alves (in-memoriam), que aprendeu a arte de produzir facas por acaso, mas que virou sua paixão e trabalhou até o final de sua vida. Aureliano que foi reconhecido como mestre do ofício. Ele que ensinou a arte da forja aos seus filhos, parentes e a diversos moradores da comunidade, tornando-se referência central na formação dos ferreiros do Jatoba dos Nunes, Zona Rural do Município de Flores. Seus quatro filhos iniciaram ainda mais jovens como aprendizes  e todos se tornaram ferreiros, garantindo a continuidade da tradição familiar. 

No cantinho de trabalho, a família Nunes expõe vários modelos de facas produzidas com carinho por João Vianey, Ewerton Queiroz, Vinicius Campos, Nildo e Zé Nilton, onde os interessados podem conhecer e encomendar sua faca artesanal.

Nesta caminhada; a Secretária de Cultura e Eventos,  Lucila Santana e a equipe da TV Asa Branca - Filiada a Rede Globo, também prestigiaram a cutelaria no município de flores/PE