Câmara Municipal de flores celebra campanha Outubro Rosa

A  Câmara de Vereadores de Flores ficou cor-de-rosa nesta terça-feira (28). Uma grande quantidade de mulheres lotaram o plenário para uma palestra em alusão ao Outubro Rosa, com informações sobre prevenção, tratamento e rastreio do câncer de mama, palestra ofertada pela médica Dra. Elizabete Faria Ramos e a participação especial da florense, Cleide Firmino, que venceu a doença. Na ocasião, os vereadores da casa também prestigiaram a homenagem e  acompanharam as explicações.

Dra. Elizabete iniciou sua fala, expressando um ato de cuidado e amor na saúde com orientações importantes sobre a identificação do câncer de mama, esclarecimentos e dúvidas e compartilhou informações que podem salvar vidas. 

A médica também trouxe outros dados relevantes aos presentes, relatando que o câncer de mama atinge mulheres em todo mundo, inclusive com maior incidência. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, há uma estimativa que mais de 70 mil mulheres sejam acometidas com a doença até o fim de 2025.

Apesar dos dados alarmantes, a médica foi enfática no quesito esperança. Ela reforçou que, se for descoberto cedo, o câncer de mama tem 95% de chance de cura. Para um diagnóstico preciso e breve, entretanto, é necessário prevenir. Uma vida ativa, com exercícios físicos e boa alimentação, por exemplo, contribui para um corpo saudável. Elizabete também reforçou que um dos principais meios de prevenir uma doença severa é através da mamografia, exame que deve ser feito regularmente. “Basicamente, o exame deve ser feito por mulheres acima de 40 anos a cada ano”, completou.

Ao fim da explicação, mulheres fizeram questionamentos e compartilharam relatos sobre a luta contra o câncer, enriquecendo ainda mais o evento. 

A presidente da casa, Jeane Lucas falou sobre a importância da Casa do Povo em trazer essa temática. “A Câmara de Flores não pode ficar de fora dessa campanha. A campanha Outubro Rosa serve para lembrar às mulheres que elas podem ter o câncer de mama, mas que é possível prevenir, e que se ele for descoberto no início, a chance de cura é muito 

grande. Sabemos que o município de Flores dispõe de uma rede de atendimento às mulheres que precisam fazer exames preventivos, e isso faz com que nós mulheres e as famílias sofram menos quando o diagnóstico é feito no início”, afirmou.