Missa e Procissão marca último dia da Festa de São Pedro e São Paulo, em Flores

Os festejos de São Pedro e São Paulo chegam ao fim neste domingo (29), no bairro Alto Pedro de Souza, na cidade de Flores do Pajeú. Após quatro dias de celebrações, o encerramento contou com Celebração Eucarística presidida pelo Pároco Gutemberg Lacerda Batista e procissão pelas ruas da comunidade.

Nesta noite foi celebrada a Missa do tríduo de São Pedro e São Paulo, edição 2025 comemorando 32 anos de tradição. Em todas as noites toda a comunidade florense se fizeram presente prestigiando s festividades dos Apóstolos. Vivemos um momento de muita devoção, carinho e comunhão com os filhos e filhas de Deus que é Pai e de seus sinais, Pedro e Paulo que servem como exemplo a serem seguidos, cada um com sua individualidade mas com um papel para a vida cristã. 

A devoção a São Pedro na comunidade remonta ao fim do século XIX, quando famílias de pescadores começaram a se reunir às margens do rio Pajeú para agradecer pelas pescarias e pedir proteção ao padroeiro desta comunidade. Com o tempo, a celebração se consolidou como expressão da fé.

São Pedro, escolhido por Jesus como um dos doze apóstolos, é reconhecido como o primeiro Papa da Igreja Católica. Antes de seguir Cristo, era pescador, profissão que o liga simbolicamente aos trabalhadores das águas. Por sua trajetória de fé e liderança entre os apóstolos, tornou-se padroeiro dos pescadores, sendo celebrado em diversas comunidades do Brasil.

São Paulo foi um apóstolo de Cristo, um dos maiores propagadores do cristianismo. Autor de treze epístolas do Novo Testamento. Antes de se converter, era conhecido como Saulo e perseguia os discípulos de Jesus nos arredores de Jerusalém.