Ex-vereadora Maria do Socorro Ferreira morre vítima de infarto fulminante em Flores

Faleceu nas primeiras horas da manhã deste domingo (20), vítima de um infarto fulminante, a ex-vereadora e ex-presidente da Câmara Municipal de Flores, Maria do Socorro Ferreira, 78 anos.

Dona Socorro, como era carinhosamente conhecida, era irmã do vereador Ulisses Ferreira (meu tio) e teve forte atuação na política florense, especialmente entre os anos 1990 e 2000. Foi eleita vereadora na gestão do ex-prefeito Gilmar Queiroz (1997–2000) e exerceu a presidência da Câmara Municipal no biênio 1999–2000.

Com raízes profundas na zona rural, foi uma das fundadoras e presidente da associação de moradores do povoado Saco do Romão, onde também deixou sua maior marca como educadora. Professora por formação, Maria do Socorro foi a principal responsável pela criação e consolidação da Escola Romão Ferreira de Azevedo, da qual foi gestora e defensora incansável.

Na gestão do ex-prefeito Arnaldo da Pinha (2001–2004), foi Secretaria Municipal de Assistência Social, ampliando seu legado de trabalho voltado aos mais vulneráveis.

Além da vida pública, Socorro era conhecida por sua espiritualidade, amor à natureza e sensibilidade com as crianças. Tenho lembranças muito vivas da minha infância na casa dela, onde me sentia acolhido. Ela reunia a gente com carinho, colocava discos de músicas evangélicas para tocar e criava um ambiente de paz e fé que marcou profundamente aqueles momentos.

A cidade de Flores se despede neste domingo de uma mulher forte, sensível e comprometida com o bem coletivo. Informações sobre o velório e o sepultamento ainda serão divulgadas pela família.(Viajuniorcampos)