A primeira edição do festival Multicultural de ‘Seresta e Serenata’ foi realizada nos dias 15 e 16 em Triunfo, no Sertão de Pernambuco. O Baile da Saudade ao som dos Seresteiros de Triunfo com a participação do Balé Popular(valsa), deu inicio ao evento. ainda contou com apresentação das origens das serestas e serenatas de Trinfo, Chorinho com Edinho de Afogados da Ingazeira, repentista Fabiana Maia, Seresteiro Sales da Cidade de Princesa Isabel/PB e seresteiros de Triunfo. O prefeito, Luciano Bonfim aproveitou para prestigiar a primeira noite de nostalgia.
O festival deu continuidade no sábado(16), com apresentação do seresteiro Anchieta Cruz e seu Neto, Grupo pastoril infantil e os seresteiros da cidade local, seresteiro Pininô Cigano da cidade de Flores(participação de sua esposa, Norma Rufino), a seresteira Fatima Barros(prata da casa), seresteiro Franco da cidade de Calumbi(sósia do inesquecível Nelson Gonçalves, e os seresteiro de Triunfo, que encerraram o festival dando inicio ao cortejo pelas principais ruas da cidade.
O evento é uma oportunidade de voltar com os costumes de época e reacender o romantismo. "Em Santa Maria da Boa Vista e Petrolina já existe há vários anos, é uma beleza e um reencontro com os amigos, passar na casa de pessoas que foram seresteiras", e homenageá-los. Disse Diana Rodrigues, escritora, historiadora e pesquisadora.
Famílias tradicionais da cidade foram homenageadas durante o eventos. evento esse que ficou na historia com a aproximação dos amigos triunfenses e convidados das cidades vizinhas.