Policiais militares da 5ª CIPM foram acionados pela direção da escola, que relatou ter ocorrido uma explosão no banheiro masculino, e que após verificar as imagens das câmeras de segurança viu que apenas três alunos teriam entrado no banheiro.
Os policiais, chegando na escola, conversaram com os três alunos, onde o adolescente de 19 anos confessou ter participado do ocorrido, mas quem colocou a bomba foi o aluno (1 de 18 anos). Já o aluno (2, de 18 anos), relatou haver ficado do lado de fora olhando se chegava alguém para avisar os colegas.
O aluno 1 informou que tudo ocorreu após aceitar um desafio de um amigo, quem fazia a maior loucura no último dia de aula, e aceitou o desafio.
Ele disse que tinha uma bomba-cordão da média em casa e trouxe para a escola, onde fez uma bomba–relógio colocando um cigarro aceso, enrolando a bomba com uma fita isolante preta na bacia sanitária
Segundo a direção da escola, a explosão foi tão grande que quebrou um dos vasos sanitários e arrancou a porta do banheiro. Os policiais encontraram a fita na bolsa do aluno, que confessou o delito.
Diante dos fatos, todos foram conduzidos à Delegacia de Gravatá, onde pagaram fiança de R$500,00 cada, tendo sido todos liberados.