Entre as cidades com o maiores números de vagas, estão a capital pernambucana, o Cabo de Santo Agostinho e Paulista, no Grande Recife, e Caruaru e Iati. As inscrições, que começaram na manhã desta terça-feira (2), podem ser feitas até as 18h do sábado (6) na internet.
Da região do Pajeú, apenas os municípios de Flores (1), Itapetim (1), São José do Egito (1), Serra Talhada (4) e Tabira (1).
Os médicos selecionados receberão uma bolsa-formação com valor bruto mensal de R$ 14.058, que poderá ser paga durante dois anos e prorrogável pelo mesmo período. Além da bolsa, os profissionais têm direito a auxílio moradia e alimentação, pagos diretamente pelo município onde vão trabalhar.
Podem participar da seleção os seguintes profissionais:
Médicos formados em universidades brasileiras ou com diplomas revalidados no Brasil, com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM);
Médicos brasileiros com habilitação para exercer a profissão no exterior;
Médicos estrangeiros com habilitação para exercer a profissão no exterior.
Para os médicos estrangeiros, o Ministério da Saúde exige que o profissional tenha conhecimento em língua portuguesa, além das regras de organização do Sistema Único de Saúde (SUS).
Do total de vagas, ficam reservados 20% para grupos étnico-raciais e 9% para pessoas com deficiência, de acordo com o edital, que foi publicado na segunda-feira (1º) na internet (veja vídeo acima).
Todos os candidatos devem estar com a situação regular na esfera criminal da Justiça nos últimos seis meses. No caso dos médicos brasileiros, também é necessário estar em dia com a Justiça Eleitoral.