Ilva Niño foi casada com Luiz Mendonça e teve um filho, Luiz Carlos Niño, ambos falecidos anteriormente. Com uma carreira que inclui mais de 30 novelas, destacou-se em “Roque Santeiro” como a empregada da personagem Viúva Porcina, vivida por Regina Duarte, tornando-se conhecida pelo bordão “Miiiiina”.
Em depoimento ao Memória Globo, Ilva comentou sobre seu papel em “Roque Santeiro”: “Uma pontinha de nada em Roque Santeiro, e a Mina não morreu nunca, até hoje todo mundo grita pela Mina na rua. Foi um grande sucesso, merecidamente um grande sucesso. Dias fez uma parte, depois Aguinaldo Silva pegou a outra parte e continuou o grande sucesso.”
A carreira de Ilva começou na escola e se firmou no início dos anos 1960. Ela participou de peças teatrais importantes como “O Auto da Compadecida”, “O Berço do Herói” e “O Pagador de Promessas”. Na televisão, além de “Roque Santeiro”, atuou em novelas como “Gabriela”, “Sem Lenço, sem Documento”, “Feijão Maravilha”, “Pecado Capital” e “Cheias de Charme”, onde interpretou a parteira Epifânia.
Seu trabalho mais recente foi em “Malhação – Pro Dia Nascer Feliz”, na qual interpretou Damiana, avó da protagonista Joana, vivida por Aline Dias. No cinema, atuou em filmes como “Um Menino Muito Maluquinho” (2006) e “Minha Mãe é uma Peça 2”.