Desde as últimas eleições, a consulta sobre “título de eleitor cancelado” tem sido frequente, já que em outubro haverá eleições para escolha de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.
As dúvidas mais comuns incluem como obter o título e quais documentos são necessários. O processo pode ser realizado digitalmente no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do respectivo estado. No portal, seleciona-se “autoatendimento eleitoral”, depois “título eleitoral” e “tire seu título eleitoral”. É necessário preencher um formulário e fazer upload de uma foto do rosto segurando um documento com foto, uma cópia desse documento, um comprovante de residência e, para homens acima de 19 anos, o certificado de quitação militar. O título também pode ser emitido presencialmente com agendamento prévio.
Para a transferência de título, é preciso que tenha passado no mínimo um ano desde o alistamento ou última transferência e morar há pelo menos três meses no novo endereço. Todos os documentos necessários devem ser enviados digitalmente através do Autoatendimento Eleitoral – Título Net.
Quem precisa saber o número do título pode consultar pelo mesmo sistema, na opção “consulte número do título eleitoral”. Para regularização, é necessário verificar a situação eleitoral no site do TSE e, se estiver suspensa ou cancelada, enviar a documentação necessária para a Zona Eleitoral correspondente.
O título de eleitor cancelado pode ser regularizado pelo Autoatendimento Eleitoral, onde se preenche um formulário e segue o processo de envio de documentos. O acompanhamento do andamento do processo é feito pelo mesmo sistema.
Finalmente, o título pode ser impresso através do Autoatendimento Eleitoral ou pelo aplicativo e-Título. A resposta ao requerimento online geralmente demora até três dias úteis.