Um homem de 41 anos foi preso na manhã desta terça-feira (26) um motorista de caminhão em Serra Talhada. Ele é suspeito de desviar 66 toneladas de flocão que saiu do Piauí com destino ao estado de Pernambuco.
Segundo a polícia, o investigado já responde pelos crimes de tráfico de drogas e receptação. Além disso, outros pode ter participação em outros quatro casos de desvio de carga.
ENTENDA O CRIME
O investigado baseou seu esquema criminoso no desvio da carga e venda para outros receptadores.
Primeiramente, ele alugava um caminhão. Em seguida, se cadastrava nas empresas para realizar o transporte de mercadorias, por meio de frete.
Além disso, já com a carga, ele seguia para o destino e durante a viagem trocava as placas identificadoras do veículo por placas frias.
“Era como se o caminhão sumisse. Havia o registro dele nas câmeras que monitoram as rodovias e nos postos fiscais. Porém, depois desaparecia. Ele vendia a carga, e quando concluía o crime voltava com as placas quentes para o caminhão. Por fim, procurava uma delegacia para registrar um falso sequestro e roubo da carga. Geralmente, ele fazia isso na cidade de destino da carga”, explicou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.
INVESTIGAÇÃO
A prisão do motorista foi realizada após 10 dias de investigação. Nesse meio tempo, os investigadores começaram a monitorar o caminhão quando ele o carregou em Teresina-PI.
Bem como, ele saiu com o veículo carregado de 66 toneladas de massa de milho, do tipo flocão. Em seguida, deveria entregar o frete em Dormentes, no Sertão do São Francisco.
No entanto, iniciou o processo de desviou da carga. A Polícia Militar prendeu o motorista com parte da carga desviada. Assim como, apreenderam as placas frias utilizadas para escapar do monitoramento das rodovias.
Via Cidade Verde