Um morador aflito ligou para a equipe de resgate no dia 2 de julho, relatando que o animal estava preso sob uma laje de concreto. De acordo com a testemunha um grupo de pessoas não identificadas fechou completamente a saída, cobrindo o cachorro sob um monte de areia para que não fosse encontrado.
Em um comunicado à imprensa divulgado no dia 7 de julho, a SPCA disse que as equipes de resgate localizaram o cachorro, que recebeu o nome de Courage (Coragem, em turco), e não pouparam esforços para salvá-lo.
“O inspetor Lee Prins sabia que o tempo era essencial em uma corrida frenética contra o tempo, nosso inspetor chegou ao local e cavou o monte de areia com o coração apertado”, disse o comunicado.
Lee Prins disse sobre o resgate: “Estava demorando muito, mas eu tinha que continuar me lembrando de que, se começasse a entrar em pânico, não serei útil para o cachorro que precisa de mim.”
O inspetor acrescentou: “Quando finalmente o alcancei, ele estava enrolado em uma bola e não se mexeu, pensei que era tarde demais.”
Para alívio de Prins, Courage estava vivo, embora os socorristas tenham dito que parecia “ele havia aceitado seu destino”.
“Isso é tão cruel. Somos muito gratos à pessoa que teve compaixão e se aliou a nós; este cão teria sofrido terrivelmente se não tivéssemos sido notificados”, disse Jaco Pieterse, inspetor-chefe da SPCA. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para identificar os responsáveis por este ato hediondo de crueldade e garantir que sejam levados a tribunal.”
Quando Courage chegou ao hospital, ele foi avaliado pela equipe veterinária que ficou surpresa ao saber que ele em bom estado de saúde, embora estivesse sujo, negligenciado e sofrido.
Ele agora está sendo tratado com um suplemento nutricional líquido e vitamina B para reforçar seu sistema imunológico.
“Faz apenas alguns dias desde o resgate emocionante do inspetor Lee Prins e Courage ainda tem um longo caminho de recuperação pela frente. Mas ele é um menino corajoso, está dando tudo de si e roubando corações ao longo do caminho”, completou o comunicado.