Marcelo Lucas, o menino de Flores-PE que se tornou um dos maiores empresários de Marketing de São Paulo

Quem assistiu o longa metragem nordestino “Sertão de Sonhos, o Filme”, escrito pelo Blogueiro Cauê Rodrigues, natural de Flores, produzido por uma produtora de São Paulo, em 2014, gravado na zona rural de Flores e na cidade de Carnaíba, lembra muito bem do personagem Joãozinho, o filho caçula do casal seu Roseno e Dona Joana, personagem vivido então por Marcelo Lucas Fonseca, de Flores, no sertão de Pernambuco.

O jovem se tornou um dos maiores empresários do ramo de marketing e hoje tem um escritório localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, com uma extensão na cidade natal, Flores, com uma grande equipe de profissionais.

Esta semana, o site R7, da Tv Record, publicou uma matéria espetacular sobre a jornada de Marcelo Lucas, que agora também tem o nome de Marlu Fonseca, intitulada de; “2,5 milhões de reais é o valor da startup nordestina gerenciada pelo empreendedor Marlu Fonseca”

Confira abaixo a matéria do R7, onde Marcelo Lucas, que foi aluno da Escola Técnica Estadual Professor Paulo Freire, de Carnaíba.

Quando teve que sair da sua cidade natal Flores – PE e vir para São Paulo, Marlu se viu diante de diversos desafios. “São Paulo é a capital das oportunidades, mas não foi fácil ter que deixar o lugar que eu nasci para buscar trabalho aqui”, relembra Marlu.

“A ideia de ter uma agência de marketing já era um plano antigo meu, mas a necessidade veio quando eu me vi desempregado e tendo apenas o auxílio emergencial como fonte de renda na época. Eu me lembro que assim que decidi tirar o plano da agência do papel, eu reservei uma parte do dinheiro do auxílio e investi em um programa de software de edição profissional. Eu sabia que aqueles R$60,00 iria fazer falta no orçamento no final do mês, mas também sabia que eu precisava ter a estrutura mínima necessária para atender os clientes que iria começar a prospectar”, afirma o CEO.

E Marcelo estava certo. Não demorou muito para a Agência Múltiplo conquistar seu primeiro cliente – que está no portfólio de parceiros da empresa até hoje.

“Durante os primeiros meses eu era a única pessoa trabalhando na agência. Assim, eu ficava responsável por gerir e administrar todo o negócio. Foi um período desafiador, mas que me ensinou muito sobre a essência do empreendedorismo.”

Quando conquistou o seu 5° cliente fixo, Marlu entendeu a necessidade de ter uma pessoa para auxiliar no negócio e contratou a primeira colaboradora – que hoje é a Head de Design da agência.

Meses se passaram e o portfólio de clientes da Múltiplo cresceu, e agora o faturamento da agência já ultrapassava os R$10.000,00 por mês. A partir daí, Marcelo encarou mais uma decisão importante: “desde o começo, um dos meus principais objetivos como empreendedor era gerar alguma forma de renda para as pessoas da minha cidade. Eu não queria que elas tivessem que tomar decisões difíceis como eu, de ter que vir para São Paulo para ter um trabalho e renda dignos. Então quando eu decidi abrir o espaço físico da Múltiplo, é claro que materializei esse sonho na minha cidade natal em Flores/PE. Hoje, mais de 90% dos meus colaboradores são de lá e eu tenho muito orgulho em saber que a agência contribui para o desenvolvimento e prosperidade dos moradores locais.”

Depois da conquista de um espaço físico no interior do nordeste e um time que foi aumentando e se capacitando cada vez mais, o primeiro ano da Múltiplo rendeu um faturamento em torno de R$600.000,00 reais.

Marlu conta: “Sabe, é muito incrível pensar que em pouco tempo a gente saiu do zero para um faturamento de mais de meio milhão de reais. Isso não acontece todo dia com um menino de 20 anos que saiu do nordeste para encarar a multidão de São Paulo.

Mas quem vê assim de fora pode até pensar que a jornada foi fácil ou que houve atalhos. Mas na verdade, envolve muito trabalho duro e dedicação minha e da minha equipe.

E sem dúvidas, uma das decisões mais sábias e estratégicas que um empreendedor pode tomar é investir boa parte do que ganha no próprio negócio – e o melhor investimento sempre será em pessoas capacitadas para executar um bom trabalho.”

Hoje, a Agência Múltiplo é muito mais do que uma agência de publicidade. Grande parte de seu faturamento e reconhecimento vem do networking que o CEO construiu ao longo dos anos.

Hoje, como pessoa pública, eu utilizo da minha visibilidade para trazer conexões estratégicas e financeiramente rentáveis para dentro da empresa. Essas conexões sem dúvidas valem ouro! O bom networking é uma das ferramentas mais poderosas que um empreendedor pode ter”, garante Marlu.

A Agência Múltiplo está avaliada em mais de 2 milhões de reais, contando com seu faturamento mensal e a estimativa de crescimento para os próximos meses.

“É claro que o nosso objetivo é ampliarmos os negócios e temos ambição o suficiente para isso. Mas não queremos nunca nos esquecer o principal motivo de termos chegado até aqui e conquistado números surpreendentes: boa gestão, networking estratégico, equipe capacitada e trabalho de qualidade. Essa é a nossa receita de bolo e é isso o que nós nos comprometemos a continuar fazendo para alcançar resultados ainda mais inimagináveis”, conta ele.Porcauerodrigues