TRE e MPPE se reúnem para tratar da eleição de conselheiros tutelares

O presidente do TRE Pernambuco, desembargador André Guimarães, recebeu nesta quinta-feira o procurador-geral de Justiça, Marcos Carvalho, e a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude do Ministério Público de Pernambuco (CAO Infância e Juventude), a promotora de Justiça Aline Arroxelas, para tratar da eventual cessão pela Justiça Eleitoral de urnas eletrônicas para as eleições unificadas de conselheiros tutelares, marcadas para 1º de outubro deste ano. Também participou da reunião o diretor-geral do TRE, Orson Lemos.

No encontro, o presidente falou sobre a necessidade de avaliar questões técnicas, normativas e operacionais antes de firmar qualquer compromisso com o MPPE sobre o tema, mas enfatizou da disposição da Justiça Eleitoral em apoiar na organização do pleito, que este ano será unificado em todo o país. “A Justiça Eleitoral tem total disposição e interesse em apoiar essa causa, numa eleição tão importante para os municípios e para a sociedade”, declarou o presidente.

Um dos pontos que o TRE analisará é se o Tribunal Superior Eleitoral regulamentará a cessão das urnas, já que existe um pedido do governo federal para que a Justiça Eleitoral em todo o país ajude na organização destas eleições. TRE e MPPE se comprometeram em afinar o diálogo sobre o tema com o envolvimento do corpo técnico das duas instituições. Novas reuniões serão agendadas e também há a possibilidade do envolvimento de representantes de outras instituições nesses encontros.