No dia alusivo à Imaculada Conceição, nesta quinta-feira, 8 de dezembro, a procissão de encerramento com a imagem da Santa reuniu milhares de fiéis partindo da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, em direção a Praça do Morro da Conceição, na Zona Norte, onde foi celebrada uma missa de eucaristia para marcar a o encerramento da Festa do Morro, comandada pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.
Ao longo do percurso da procissão que levava o andor da Santa para o Morro da Conceição, devotos e admiradores da santa - que está sendo chamada de “padroeira afetiva” do Recife - aguardavam a passagem do cortejo em frente às suas casas e muitos se juntavam à caminhada. Freiras, padres, seminaristas, coroinhas, trabalhadores e até praticantes de religiões afrobrasileiras caminhavam juntos em sinal de fé.
A fe subindo o Morro a
s irmãs Edmeia Francisca de Albuquenascidas no Morro da Conceição, acompanham a procissão desde a infância. “Acompanho a procissão desde que eu nasci. Estou aqui buscando saúde e tenho fé”, disse Edmeia. “A gente começou a vir ao Morro no ventre da nossa mãe. Mamãe grávida já vinha com a gente para o Morro. Nossa família toda é de Casa Amarela”, contou Dilenete.
A aposentada Evani Costa, 76 anos, acompanha a procissão todos os anos. Desta vez ela tinha um pedido especial. “Eu quero vender meu apartamento e tenho certeza que ela vai me dar essa graça”, contou. Após o longo percurso, ao chegar na entrada do Morro da Conceição, muitos fiéis pagaram suas promessas, subindo as ladeiras ou escadarias de joelhos ou de costas. O prefeito do Recife, João Campos (PSB), esteve presente no encerramento da Festa do Morro.
"Estamos aqui em eucaristia, depois dessa bela caminhada, cansativa fisicamente, mas muito agradável espiritualmente. Na forma de testemunharmos por onde passamos a nossa fé, o nosso amor à Nossa Senhora e o nosso amor à Igreja. E vamos culminar tudo isso nessa eucaristia de comunhão, também rendendo graças a Deus por todos esses dias de festa e de alegria, no ano que tivemos a graça de celebrarmos o 18º Congresso Eucarístico Nacional aqui em Recife”, destacou o arcebispo.