Mundo chega a 8 bilhões de habitantes, segundo a ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) afirma que a população mundial atingiu oito bilhões de habitantes. A marca foi atingida apenas 11 anos depois de ultrapassar a marca de sete bilhões.

Houve um grande aumento em meados do século 20, mas o crescimento populacional já está desacelerando. A estimativa, da ONU, é de que possa levar 15 anos para chegarmos a nove bilhões de habitantes.

Além disso, a ONU não tem expectativa de alcançar 10 bilhões até 2080. A organização admitiu ser difícil calcular o número de pessoas no mundo com precisão. Assim, as contas podem ter uma margem de erro de um ou dois anos.

Reportagem da BBC sobre o tema aponta como exemplo Bangladesh, onde, em 1980, uma mulher tinha, em média, mais de seis filhos, agora tem menos de dois. E isso graças ao foco que o país colocou na educação. À medida que as mulheres se tornam mais instruídas, elas optam por ter famílias menores. Assim, é possível ter uma ideia sobre qual caminho a população mundial provavelmente deve seguir.

Idosos:

O mundo chega ao patamar com tendência de diminuição no ritmo de crescimento e expansão das populações idosas de diferentes nações. De acordo com o relatório da ONU, a expectativa de vida no mundo atingiu 72,8 anos em 2019, o que representa um aumento de quase nove anos desde 1990. Ainda que tenha caído para 71,0 anos em 2021, como reflexo da pandemia, a projeção é de que a longevidade média global chegue a 77,2 anos em 2050.

Fonte. JC Online