Os pais devem ficar alertas: os casos de conjuntivite em crianças têm crescido bastante nessa época do ano. Em comparação ao mês de setembro de 2021, hospitais do Recife chegam a registrar o triplo de casos no mesmo período desse ano. O aumento também foi verificado nos meses de agosto, julho e junho de 2022.
No Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE), unidade que integra a rede Vision One, mais de 4,3 mil casos de conjuntivite foram registrados nos últimos três meses, principalmente em crianças. O número é mais do que o dobro do mesmo período do ano passado e representa quase metade dos atendimentos na urgência do hospital.
"A gente vem observando nos últimos dois meses um aumento expressivo do número de pacientes com conjuntivite, e na maioria dos casos associados a um quadro gripal. São pacientes que já estão gripados e com alguns dias evoluem apresentando sintomas como olho vermelho, sensação de ardor, de areia, secreção principalmente ao acordar e em alguns casos pode ter dor associada”, comenta a oftalmologista Laura Sabino, do HOPE.
Laura ainda cita o impacto da pandemia da Covid-19 no problema. “Por causa da pandemia, passamos por um período onde a maioria dos vírus não circulava. E agora com a retomada de uma vida quase normal, a quase abolição das máscaras, temos um retorno da circulação dessas doenças. Muitas crianças que nasceram neste período não tiveram seu sistema imunológico ativado por essas pequenas viroses e agora elas estão tendo uma resposta exacerbada a esses vírus”, completa a especialista.
A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, a membrana transparente que reveste o globo ocular. Ela pode ter causa infecciosa (bactérias ou vírus, geralmente o vírus do resfriado ou da gripe) ou causa alérgica (não contagiosa). Veja matéria na íntegra no Blog de Silvinho.