Nesta quinta-feira (27), o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) começou a preparar o transporte das 21.262 urnas eletrônicas que serão utilizadas durante as votações para o segundo turno das eleições gerais, que acontecem no dia 30 de outubro.
Do total de equipamentos, 690 são de contingência, que servem de reserva caso alguma urna precise ser substituída. Todas as urnas partirão para as 122 zonas eleitorais de Pernambuco na sexta-feira (28).
A maioria das urnas eletrônicas parte do Polo 1, em Recife, que fica localizado na Seção de Gestão de Eleições Informatizadas do tribunal, na Avenida Cônsul Villares Fragoso, no Bongi, na Zona Oeste da cidade. De lá, os equipamentos partem para a capital, Olinda, São Lourenço da Mata e Camaragibe.
Chegando nos locais de votação, as urnas são recepcionadas pelos administradores dos prédios, sendo ligadas e vistoriadas em seguida pelos 557 técnicos da Justiça Eleitoral espalhados pelas zonas.
De acordo com o TRE de Pernambuco, o processo de vistoria das urnas é público e pode ser acompanhado por representantes de partidos, coligações ou federações que disputam o pleito, além das tradicionais entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público.
Segundo o diretor geral do TRE de Pernambuco Orson Lemos, as urnas que estão sendo alocadas para transporte já estão inteiramente lacradas e somente serão ligadas no dia da votação. “Elas estão programadas para apenas ligarem na manhã do dia 30, às 7h”, disse o diretor. Informações do G1 PE