O jovem eleitor pernambucano, que até então estava longe da campanha eleitoral para o governo do estado, tem tomado as ruas nos últimos dias em defesa do nome de Danilo Cabral (Frente Popular) e do número 40 como melhor opção para vencer esta disputa. O engajamento pode ser visto nas carreatas promovidas por Danilo na Região Metropolitana do Recife e nos eventos realizados por aliados no interior de Pernambuco. Admiradores do movimento brega funk e estudantes da rede pública estão entre os apoiadores de Danilo que mais se destacam na faixa-etária até 25 anos e há uma razão para a escolha: após as propagandas de rádio, TV e redes sociais, a juventude foi apresentada a Danilo e percebeu que o papel do candidato como secretário estadual de Educação foi determinante para a ampliação do ensino integral no estado, a apropriação e o reconhecimento do fardamento escolar da rede pública e, por consequência, para a elevação da autoestima dos estudantes.
Na carreata deste sábado, no Recife, dois representantes de peso do funk pernambucano fizeram questão de apoiar Danilo, engrossando a campanha pelo “voto da virada”. Fenômenos nas redes sociais e em shows com a juventude, MC Elvis e Lekinho Campos subiram no “Bonde40”, como definiram, tiraram fotos e foram abraçar a chapa de Danilo Cabral, Teresa Leitão (candidata ao Senado) e Luciana Santos (candidata a vice), além de animar as ruas por onde passaram.
O comitê central de Danilo40, na Avenida Miguel Arraes, nos semáforos e caminhadas da juventude, têm recebido o apoio de jovens eleitores que valorizam a educação e exaltam Danilo. Pós-graduada em comunicação política, Aline de Souza, que tem 26 anos e é do município de Paulista, é uma das eleitoras que conta seu depoimento em favor de Danilo e faz uma defesa fervorosa pelo candidato de Lula em Pernambuco. “Sou egressa da escola pública e senti na pele todas as mudanças e benefícios que Danilo promoveu. Eu sou defensora da educação e tenho dito muito que as pessoas precisam comparar o que cada candidato fez. Todo mundo vai perceber que Danilo é uma pessoa que sabe da importância da educação e é o mais capaz para ocupar o cargo de governador de Pernambuco”.
Com o mesmo argumento, o estudante universitário do Morro da Conceição, do Recife, Vinícius Pequeno, 24 anos, diz que vota em Danilo porque admira o projeto sempre pela educação pública. Também ex-estudante da rede pública regular, Vinícius afirma: “Danilo já fez muito pela educação e é o mais capacitado para alavancar as políticas públicas”.
O eleitorado jovem de Pernambuco tem sido visto como definidor para esta eleição majoritária de primeiro turno. Segundo estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), existem 586.379 eleitores aptos a votarem com idade entre 21 e 24 anos; são 348.546 com idade entre 18 e 20 anos; e 118.185 com idade entre 16 e 17 anos. Já o número de eleitores com idade entre 25 anos e 34 anos, como Aline, somam 1.453.769, ou seja, quase um milhão e meio dos 7 milhões de eleitores em condições de votar neste ano de 2022 no estado. (Por FalaPE)