TSE determina novas eleições para prefeito e vice de Pesqueira

Durante sessão extraordinária na segunda-feira (01), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou novas eleições para prefeito e vice de Pesqueira, no Agreste de Pernambuco.
A decisão foi tomada após o prefeito eleito, Marcos Luidson de Araújo, conhecido como cacique Marquinhos Xukuru (Republicanos), se tornar inteligível.

A produção da TV Asa Branca entrou em contato com a defesa do cacique e aguarda resposta. “Por maioria de votos, os ministros confirmaram o indeferimento do registro e a inelegibilidade” do prefeito eleito, que teve 51,60% dos votos nas Eleições 2020. Ele não pôde assumir o cargo por ter sido condenado pela Justiça Federal em 2015 pela prática de crime contra o patrimônio privado, por incêndio a uma residência particular provocado em 2003.

O cargo de prefeito vem sendo ocupado interinamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, Sebastião Leite da Silva Neto, conhecido como Bal de Mimoso.

No recurso ao TSE, Marquinhos Xukuru sustentou duas teses centrais: a de que o crime de incêndio não atrairia a inelegibilidade e a de que o prazo de inelegibilidade deveria ser contado a partir da decisão condenatória em segundo grau, e não do cumprimento integral da pena. Com informações do G1 Caruaru