Ipespe: Lula aparece na liderança com 44% e Bolsonaro com 35%

Pesquisa Ipespe divulgada nesta segunda-feira, 25, mostra um cenário eleitoral estável e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a disputa com 44%, frente a 35% do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Em relação ao levantamento de junho, Lula perdeu 1 ponto percentual e Bolsonaro, ganhou 1 ponto, em variações dentro da margem de erro, que é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Entre os demais candidatos, Ciro Gomes (PDT) se manteve em 9% e Simone Tebet avançou também 1 ponto, chegando a 4%.

O cenário para o segundo turno também se mantém o mesmo, com o ex-presidente vencendo em todos os cenários. Na disputa mais provável, contra Bolsonaro, Lula chegaria a 53% –mesmo percentual da última pesquisa– e Bolsonaro vai a 36%, 1 ponto a mais que no levantamento de junho.

Os números do segundo turno apontam um crescimento de 9 pontos percentuais de Lula sobre o cenário do primeiro turno, mostrando que o ex-presidente agrega uma boa parcela dos votos dos demais candidatos. Ao mesmo tempo, Bolsonaro ganha apenas 1 ponto em relação ao resultado apontado na primeira rodada da eleição.

A pesquisa, feita entre os dias 20 e 22 de julho, por telefone, com 2 mil pessoas, já alcança a aprovação da ampliação de benefícios sociais pelo Congresso –aumento do Auxílio Brasil e do vale-gás e criação de um auxílio para caminhoneiros– mas não sua implementação. Os valores começam a ser pagos no início de agosto.

O levantamento pega, também, o registro da diminuição do preço dos combustíveis, que aconteceu a partir do início de julho.

O governo aposta nessas medidas para melhorar a situação de Bolsonaro nas pesquisas.