Santana avalia o São João das Tradições como um momento de reencontros, integração e movimentação econômica

São João das Tradições da cidade Flores-PE terminou nesta quarta-feira (29), com a tradicional festa de São Pedro e São Paulo do Bairro Alto Pedro de Souza, que além de atrações musicais foi contemplado com o ato de inauguração de uma ponte com 94 metros de extensão. O equipamento foi entregue à população, na início da noite de terça-feira (28) e contou com as presenças do deputado federal, Danilo Cabral e Joaquim Lira, deputado estadual.

A programação junina no município, teve início no dia 16/06 com abertura do Polo Junino, apresentações musicais, quadrilhas e brincadeiras juninas. O São João das Tradições passou pelos os povoados do Tenório, Saco do Romão e Santana de Almas e durante três dias esteve no distrito de Sítio dos Nunes, que recebeu record de público, chegando a lotar a avenida forró no dia 23/06 – último dia de programação.

Já na sede do município, a festividade junina foi marcada pela entrega de milho, caminhada do forró, desfile de bacamarteiros e Festival do Carro de Boi. Nesta 12ª edição o desfile do carro de roda de ferro, transporte secular do homem de mulher do campo recebeu visitantes de várias regiões do Brasil. Pelos menos 8 mil pessoas estiveram na cidade durante todo o dia para prestigiar o evento.

Nesta edição 80 carreiros participaram do desfile, que levaram para o público temas que retratam o dia a dia do homem e mulher do campo; aplicação de vacinas contra COVID-19 e o serviço do Sistema Único de Saúde – SUS em tempos de pandemia.

“Para nós é uma grande emoção cultivar essa tradição aqui no nosso município. Mesmo após os dois anos sem festividade junina de forma presencial, por força da pandemia vimos a demonstração de unidade da população, e a presença marcante de muitos filhos ausentes, que para gente assim é muito gratificante. Sem deixar também de destacar a participação das crianças dos jovens, nas apresentações culturais. Para nós foi o fortalecimento da nossa cultura, tradições populares, economia e claro da atividade rural, quando estamos incentivando o uso do carro de boi e a valorização da nossa culinária, com a produção de comidas típicas da nossa região. Nós só temos que comemorar e agradecer a Deus e a todos que estiveram nos ajudando a realizar o maior e melhor São João do Pajeú e o maior desfile carro de boi do Brasil”, avaliou Lucila finalizando: Uma verdadeira confraternização, um reencontro de todos florenses e de turistas de várias regiões do Brasil”, comemorou A Secretária de Turismo e Eventos.