Vacina errada no Sertão: mães relatam drama


Diferente do que afirma a nota enviada ao Blog, ontem, pela Prefeitura de Afogados da Ingazeira, as 41 crianças vacinadas com a dose de adulto na escola Monteiro Lobato não estão sendo assistidas pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com testemunhos de mães, todas as crianças que tomaram a dose errada na quarta e quinta passada apresentaram reações, algumas mais graves do que outras e o município não está acompanhando e dando assistência.

“Cometeram o ato criminoso e não vão se sair dessa situação. Pode não acontecer nada agora, mas não sabemos do futuro. Senhor secretário, tenha compromisso com o seu cargo. Não recebemos assistência em casa. Querem abafar o caso. Nos poupe de tanta hipocrisia”, revelou uma das mães cujo filho apresentou reação grave ao imunizante aplicado.

De acordo com a diretora da escola Monteiro Lobato, conhecida como Zeza, 18 crianças que tomaram a dose errada tiveram reações.

Uma, inclusive, precisou ser internada para conter a febre muito alta. Quando começaram os relatos das mães, entramos em contato com a Secretaria de Saúde, que afirmou ser normal. Só depois foi revelado que a vacina aplicada nas crianças era de adulto. A nossa preocupação desde o início era com o bem-estar das crianças, pois entendemos que vacina salva vidas”, contou a diretora da escola.

Segundo ela, o secretário de saúde informou que em breve haverá uma nova campanha para o público infantil, porém, diante do ocorrido, vai deixar os pais à vontade para decidirem se vão ou não aplicar a dose correta.

MagnoMartins