Lula garante apoio a Danilo Cabral e complica pré-campanha de Marília Arraes em Pernambuco


Em entrevista concedida à Rádio Jornal, na manhã desta sexta-feira (29), Lula (PT) declarou seu apoio a Danilo Cabral, em detrimento de Marília Arraes. Tanto o pré-candidato do PSB ao Governo quanto a ex-petista, pré-candidata pelo Solidariedade, disputam a associação ao pré-candidato à Presidência.

"Meu candidato é o Danilo, por causado acordo que temos com o PSB. Um acordo que tem o Alckmin como parte do PSB. O PSB ganhou dimensão importante. Mantenho relação de respeito com Marília, mas vou trabalhar para Danilo ser o governador de Pernambuco", garantiu Lula.

O ex-presidente disse ter lamentado 'profundamente' o desembarque de Marília do PT e afirmou que não vai proibir a adversária de Danilo Cabral de usar sua imagem na campanha pelo Governo. A deputada é líder na pesquisa de intenção de voto ao Governo e, segundo o líder petista, era a favorita dentro do partido para disputar o Senado.

Em tempo, o ex-presidente lembrou da campanha de Eduardo Campos e Humberto Costa ao Governo. "Eu pedia voto para os dois e dizia: quem for para o segundo turno, vamos eleger", recorda Lula sobre o ocorrido em 2006.

A saída de Marília Arraes do PT e a disputa com Danilo Cabral

Marília Arraes deixou o PT em meio à disputas internas do partido. Após ver as portas se fechando para uma candidatura ao Senado, a deputada federal se filiou ao Solidariedade, mas continua afirmando ser a candidata de Lula ao Governo de Pernambuco.

A questão é que o PT abriu mão de uma candidatura ao Governo de Pernambuco em nome de um acordo nacional com o PSB, que lançou a pré-candidatura de Danilo Cabral. O deputado federal, por sua vez, também aposta na associação a Lula para pavimentar o caminho para a eleição.

Isso acontece porque o petista, líder nas pesquisas eleitorais, possui um capital eleitoral expressivo em Pernambuco. De acordo com a pesquisa Conectar, divulgada nesta semana pela coluna, Lula tem 64% de intenção de voto no estado.

O pré-candidato do PSB ao Governo de Pernambuco, que ainda não tem chapa definida, aposta na associação com Lula para começar a crescer nas pesquisas. No levantamento da Conectar, ele marca 5% de intenção de voto.

Outra pesquisa eleitoral, feita pela Vox em janeiro, indicou que 35% dos pernambucanos dizem votar com certeza no candidato apoiado por Lula e 26% consideram votar no indicado pelo ex-presidente. Essa transferência de votos é importante, especialmente, para Danilo Cabral.

Marília Arraes já afirmou que 'Lula não tem dono' e desponta como favorita neste momento da pré-campanha. Ela possui 26% de intenção de voto, seguida por Raquel Lyra (PSDB). Nos bastidores, opositores trabalham no estado e sem apoio expresso de Lula, a pré-candidatura da ex-petista tende a desidratar.

Blogdojamildo