Você sabia que existe o Dia Internacional do Homem?


Existe, sim, o dia Internacional dos Homens, que é comemorado anualmente em 19 de novembro.

Mas,  a data só foi criada na década de 1990 e não é reconhecida pela Organização das Nações Unida (ONU). É celebrada em mais de 80 países em todo o mundo, incluindo o Reino Unido.

Este dia celebra "o valor positivo que os homens trazem para o mundo, suas famílias e comunidades", de acordo com os organizadores, e visa destacar modelos positivos, aumentar a conscientização sobre o bem-estar dos homens e melhorar as relações de gênero. 

Chamar atenção para os cuidados da saúde masculina é um dos principais do Dia Internacional do Homem.

Nesta data também se debate outros temas, como a conscientização da igualdade entre gêneros e o destaque dos papéis positivos do homem na sociedade.

O Dia Internacional do Homem surgiu como uma tentativa de equilíbrio e resposta positiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.

No entanto, devido aos contextos históricos, o Dia Internacional do Homem ainda não possui a mesma representatividade em comparação ao Dia da Mulher.

O Dia Internacional do Homem também é mote para a luta contra o sexismo, destacando a igualdade entre os gêneros na comunidade, no casamento, nas construções familiares e na educação dos filhos.

O tema para 2021 foi "Melhores relações entre homens e mulheres".