terça-feira, 8 de março de 2022 Mais de 12 mil soldados russos já morreram na guerra, diz Ucrânia



Mais de 12 mil soldados russos morreram durante os conflitos armados entre Rússia e Ucrânia, que chegam ao 13º dia nesta terça-feira (8/3). Os números foram divulgados nesta manhã pelo Ministério das Relações Exteriores ucraniano (MFA, na sigla em inglês).


De acordo com o órgão os números são preliminares. Segundo o MFA, 48 aviões e 80 helicópteros russos foram destruídos. Além disso, há baixa de 303 tanques, 1.036 veículos blindados e 120 peças de artilharia.

Ainda segundo as autoridades ucranianas, 56 lançadores de mísseis, 474 veículos, três embarcações, sete veículos aéreos não tripulados e 27 equipamentos de guerra antiaérea foram perdidos pelos russos.

Cessar-fogo

Neste 13º dia da invasão russa, as Forças Armadas ucranianas declararam mais cedo que o inimigo “continua em uma operação ofensiva, mas o ritmo de avanço de suas tropas diminuiu significativamente”.

O aparente recuo russo ocorre no momento em que as potências ocidentais intensificam as sanções econômicas sobre o país de Vladimir Putin e discutem seriamente um boicote ao petróleo russo, numa jogada que envolve a compra do produto na Venezuela pelos Estados Unidos. (METRÓPOLES)