Quem tem a razão na briga de Sirinhaém?


O Instituto Opinião foi até ao município de Sirinhaém, litoral Sul do Estado, para ouvir a população sobre uma grande polêmica no município: quem tem razão na questão na queda de braço travada entre a prefeita e a Câmara na votação do orçamento? Nos últimos dias, os dois Poderes travaram uma verdadeira batalha em relação ao orçamento de 2022. O sentimento da população de Sirinhaém será conhecido amanhã, com o resultado da pesquisa neste blog.

A polêmica começou quando a Prefeitura enviou a proposta de orçamento para o exercício financeiro de 2022. A Câmara, por sua vez, aprovou com emendas que retiraram R$ 29 milhões de áreas importantes ao funcionamento de serviços essenciais. Além disso, reduziu a capacidade suplementar de 20% para 1%. O orçamento engessou a gestão. Essa semana o Governo Municipal enviou o PL 003/2022, que reorganizava o orçamento e restabelecia a suplementação em 20%.

O projeto foi aprovado em partes, reorganizando os R$ 29 milhões, mas sem subir a capacidade de suplementar de 1% para 20%, mantendo o engessamento da Prefeitura. A cidade se mobilizou e ainda apresentou um abaixo-assinado com mais de seis mil assinaturas solicitando a aprovação do projeto na íntegra.

Magno Martins