DF antecipa fim do uso de máscara ao ar livre para esta sexta


O fim da obrigatoriedade do uso de máscara ao ar livre no Distrito Federal foi antecipado para esta sexta-feira (4). Nesta quinta (3), o governador Ibaneis Rocha havia anunciado que a medida valeria a partir da próxima segunda-feira (7). O decreto que altera as regras sanitárias em vigor na capital federal foi publicado no Diário Oficial do DF. No artigo 2º do documento, consta que “este Decreto entra em vigor na data de sua publicação”.

O anúncio de Ibaneis Rocha foi feito pelas redes sociais. O mandatário afirmou que as medidas de flexibilização passariam a ser aplicadas a partir de segunda. Com isso, o equipamento de proteção será exigido apenas em ambientes fechados, no transporte público, em estabelecimentos comerciais e áreas de uso comum em condomínios, por exemplo.

O afrouxamento das medidas de contenção foi confirmado um dia depois da Quarta-feira de Cinzas – no governo havia o receio de aumento no número de casos de Covid após o Carnaval. Na publicação, Ibaneis argumentou que, juntamente com a cúpula do GDF, foi constatado que os índices da pandemia estavam em queda.

A Secretaria de Saúde temia pelo recrudescimento dos casos de Covid-19. Durante o Carnaval, festas e eventos estavam proibidos, mas pelo menos 86 estabelecimentos foram interditados pela fiscalização em razão de eventos irregulares. Até instrumentos musicais foram apreendidos pelos agentes.

Nesta quinta, o boletim epidemiológico divulgado pela Saúde informava que 673 novos diagnósticos de Covid-19 foram contabilizados, assim como 20 mortes pela doença. A taxa de reprodução do coronavírus está em queda, chegando a 0,65 nesta data, o que representa redução no ritmo de contágios. As UTIs para Covid em hospitais públicos registram 66,39% de ocupação nesta sexta. (R7/ Foto: Edu Garcia)