Lázaro de PE, já ficou preso por mais de 13 anos por estupro e roubos; veja detalhes das condenações


O homem procurado pelos assassinatos de duas jovens, em Glória do Goitá, na Zona da Mata de Pernambuco, ficou preso por mais de 13 anos por causa de estupro e roubos cometidos em duas cidades da região.

Nesta sexta (4), o Tribunal de Justiça (TJPE) detalhou os crimes praticados por Édson Cândido Ribeiro, de 35 anos, alvo de novo mandado de prisão expedido pelo Judiciário.

As mortes de Jailma da Silva, de 18 anos, e Kauany da Silva, de 19 anos, mudaram a rotina de Glória do Goitá.

Desde segunda (31), quando foi descoberto o primeiro corpo, a polícia montou uma operação para tentar prender Edson.

A mãe disse que gostaria que o filho se entregasse. Os casos deixaram com medo os moradores da cidade, que tem cerca de 30 mil habitantes.

Histórico

O histórico de condenações de Edson Cândido Ribeiro aponta que, em 15 de setembro de 2104, ele foi sentenciado pela Vara Única da Comarca de Pombos no processo por estupro e roubo.

Nesse caso, Edson pegou pena total de 13 anos e cinco meses de reclusão e 60 dias multa, para ser cumprido em regime inicial fechado.

Pelo estupro, ele pegou uma pena de nove anos de reclusão. Por causa do roubo, a penalidade chegou a quatro anos e cinco meses de reclusão e 60 dias de multa.

De acordo com o TJPE, ele não teve direito a recorrer em liberdade, porque já estava preso, cumprindo pena por outro processo.

Na ação penal envolvendo roubo, em Vitória de Santo Antão, Edson foi condenado a nove anos e oito meses de reclusão, inicialmente em regime fechado.

A sentença saiu em 27 de abril de 2009 e foi proferida pela Segunda Vara Criminal da Comarca de Vitória.

Nesse primeiro processo, ele ficou preso durante toda a instrução processual, desde 26 de dezembro de 2008.

De acordo com o TJPE, houve o flagrante delito. Por isso, ele permaneceu preso após a condenação definitiva. (G1)