Ex-marido de Paulinha Abelha doa sangue para cantora e pede ajuda: ‘Deus está agindo’


Amigos e familiares de Paulinha Abelha, cantora da banda Calcinha Preta que está internada desde o dia 11 de fevereiro na Rede Primavera Saúde de Aracaju, iniciaram uma campanha pedindo para que fãs doem sangue para a artista.

Na manhã desta terça-feira (22), o cantor Marlus Viana, ex-marido de Paulinha, esteve no local para fazer a doação. A atual mulher do artista, a publicitária Andressa Viana, também doou sangue. “Aguenta firme, Paulinha. Tanta gente por você, e o mais importante: Deus está agindo”, esreveu Marlus, num post nos Stories do Instagram.

Internada com problemas renais, motivo para o desenvolvimento de um quadro neurológico grave, Paulinha Abelha precisou ser submetida a diálise, um procedimento que consiste em remover as substâncias tóxicas que ficam retidas no organismo quando os rins deixam de funcionar adequadamente. A doaçao de sangue é primordial para o tratamento.

—  O rim tem várias funções, como controlar a acidez resultante do processamento pelo corpo dos alimentos que ingerimos —  explica Miguel Graciano, responsável pelo serviço de nefrologia da Casa de Saúde São José, professor de medicina da UFF e doutor pela USP.. —  A diálise substitui essas funções quando o rim falha. Ela filtra o sangue de toxinas e mantém o equilíbrio de água e de sais. Se a pessoa bebe 1 litro de água por dia, o rim elimina esse  litro para não ficar acumulado através da urina. Se a pessoa não está urinando, esse volume é removido graças à diálise.

De acordo com médicos, é possível que Paulinha já enfrentasse um problema renal crônico antes da hospitalização. Três dias antes da internação, a cantora relatou ter tido um mal-estar e desmaiado. Para Graciano, a causa da hospitalização pode ter sido um AVC ou outra doença mais rara.

—  Ela pode ter uma doença imunológica rara que afete tanto o cérebro quanto o rim —  diz Graciano.

Como se iniciou o quadro

“Ela passou mal de repente. Achamos que era gravidez. O sonho dela era esse. Ela chegou a fazer tratamento para engravidar”, contou Daniel Diau, vocalista do Calcinha Preta. Em agosto de 2021, Paulinha, que é casada com o dançarino Clevinho Santos, anunciou estar grávida de seu primeiro filho. Mas a gestação não foi adiante.

Segundo Diau, o problema renal detectado no primeiro momento, na internação, progrediu rapidamente. A ponto de a cantora ter falência dos órgãos, o que fez com que precisasse de diálise. O segundo órgão afetado foi o fígado, onde foi diagnosticada uma infecção, também debelada. Para ajudar no diagnóstico e tratamento, um infectologista de São Paulo foi acionado.

Desde então, o estado de saúde de Paulinha Abelha piorou. Ela seguiu para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde está em coma, com quadro neurológico grave, respira com a ajuda de aparelhos e continua com a diálise. No último sábado (19), os médicos suspenderam as “drogas para a manutenção da vida”. Segundo o último boletim médico, liberado pelo hospital nesta segunda (21), às 18h, a cantora tem pressão estável e “permanece em processo de investigação clínica”.

Fonte: O Globo