Coluna do blog: Primeira pesquisa eleitoral de 2022 aponta vitória de Lula no 1º turno

Realizada pela Quaest e pela Genial Investimentos, a primeira pesquisa do ano eleitoral sobre intenções de voto para presidente aponta uma vitória, já no primeiro turno, do ex-presidente Lula.

No levantamento, o petista tem 45% das intenções de voto no cenário simulado, no qual são apresentadas opções ao entrevistado. Em segundo lugar, consta o presidente Jair Bolsonaro, com 23%, seguido por Sergio Moro, com 9%; Ciro Gomes, com 5%; João Doria, com 3%; e Simone Tebet, com 1%. Rodrigo Pacheco aparece com zero.

Na comparação com a última pesquisa, realizada em dezembro de 2021, todos os principais candidatos tiveram queda na intenção de voto dentro da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais. Essa foi a redução nas intenções de voto em Lula, Bolsonaro e Ciro Gomes, entre as duas rodadas de perguntas. Já Sergio Moro apresentou diminuição de 1 ponto percentual.

Nos cenários de segundo turno, o ex-presidente Lula vence em todas as simulações. Já Bolsonaro não vence em nenhuma. No caso do atual mandatário, foram testadas as possibilidades de uma segunda volta contra Lula, na qual Bolsonaro teria 30% dos votos contra 54% do petista; Moro (36% para o ex-juiz x 30% para Bolsonaro) e Ciro Gomes (39% para o candidato do PDT x 32% para Bolsonaro).

O cenário preocupante para o atual presidente fica pior quando o entrevistado é questionado se conhece o candidato e se poderia votar nele. Nesse caso, 66% dos entrevistados responderam que conhecem Bolsonaro e não votariam nele. Lula teve 43% de respostas semelhantes e ficou atrás de Doria (60%), Moro (59%) e Ciro Gomes (58%).

A percepção negativa do presidente cresceu até mesmo entre a sua base de apoiadores. Em julho, 28% dos seus eleitores viam um governo pior do que o esperado. Agora, são 36%. Já o percentual daqueles que acham o desempenho de Bolsonaro melhor do que o antecipado caiu de 35% para 29%.

A pesquisa entrevistou 2 mil pessoas em 123 municípios localizados em todas as unidades da Federação. O nível de confiança na consulta é de 95%.

(Ivanildo Bina)

O prefeito de Jaboatão dos Guararapes e presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, fez duras críticas à gestão do governador Paulo Câmara. Ele declarou que o Estado “tem perdido muito” pela falta de diálogo com o governo federal.




Férias e visitas

O deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) está aproveitando as férias para percorrer todo o Estado. Ele já visitou mais de 20 cidades, das 68 que estão em seu planejamento para os 30 dias de descanso. Gonzaga também declarou que acredita no nome de Geraldo Julio (PSB) para candidato ao governo estadual. Comentou ainda que a ausência de Geraldo nos eventos, com a participação de Paulo Câmara, foi uma estratégia para preservar a sua imagem.

Mandado de segurança

O PTB-PE, do Coronel Meira, e o professor de direito tributário e pré-candidato a deputado estadual, Allan Maux, entraram com um mandado de segurança contra o aumento abusivo do IPVA em Pernambuco. Eles apontam que o valor médio do aumento foi de 33%, com alguns veículos superando os 170%.

Mais restrições

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Prefeitura de Serra Talhada a tomada de ações mais reforçadas no enfrentamento às doenças virais pelo município, tendo em vista o novo cenário epidemiológico decorrente da pandemia da Covid-19 e do surto de Influenza (H3N2), para conhecimento e ampla divulgação.

André de Paula em Flores

Reafirmando o seu desejo em concorrer ao Senado Federal nas eleições do ano em curso, o deputado federal André de Paula, que comanda o PSD em Pernambuco e ocupa a cadeira de 2º vice-presidente na Câmara dos Deputados em Brasília, está na região do Pajeú. André já passou pelas cidades de Afogados da Ingazeira, Carnaíba e Flores.