Coluna do blog deste sábado

‘A pessoa que é capaz de tombar Bolsonaro é o Lula’, dispara Alinne Moraes 

Durante uma entrevista à revista Claudia, a atriz global Alinne Moraes declarou apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas próximas eleições. Durante a conversa, a artista deixou claro sua insatisfação com o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Minha mãe ganhava 9 reais a hora/aula e passou a ganhar 12. Não parece muito, mas é. As políticas sociais colocaram carne no prato”, disse Aline.

“Espero que não faltem vacinas, que o Bolsonaro caia e que as pessoas não desperdicem seu voto. A gente precisa tombar o Bolsonaro. E a pessoa que é capaz de tombar esse homem é o Lula.”, declarou. 

Em novembro do ano passado, a atriz chegou a afirmar que Bolsonaro destruiu o Brasil: “Para mim, falar de futuro é falar ‘Fora Bolsonaro’. Com ele, é impossível. É como se a gente estivesse estagnado para pior. Ele destruiu o Brasil. Destruiu tudo”.

Auxílio Brasil - O Governo Federal inicia em 18 de janeiro o pagamento do Auxílio Brasil em 2022, contemplando um patamar inédito de 17,56 milhões de famílias. O quantitativo “zera a fila” de 3,06 milhões de pessoas com solicitação e elegíveis a entrarem no programa em dezembro de 2021. O investimento total para os pagamentos supera R$ 7,1 bilhões. Nesta quarta, 12/01, o Ministério da Cidadania inicia a publicação de recortes regionais da concessão do benefício. O Nordeste é a região com mais beneficiários atendidos, 8,31 milhões, ou 47% do total.

Saúde - A primeira criança vacinada contra Covid-19 no Brasil é um garoto indígena de 8 anos. Davi Seremramiwe Xavante vai periodicamente a São Paulo para um tratamento de saúde no Hospital das Clínicas da USP. 

O Governador João Doria acompanhou o início da campanha estadual para crianças de 5 a 11 anos no início da tarde desta sexta-feira (14).

Descrença – O deputado federal Silvio Costa Filho, presidente estadual do Republicanos, descartou a hipótese de o seu partido apoiar formalmente a reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com o parlamentar, o partido ficará neutro na disputa presidencial e formará os palanques estaduais conforme interpretar melhor. O parlamentar também chegou a afirmar que Jair Bolsonaro já pode se considerar ex-presidente.

Auxílio – O vereador Marco Aurélio Filho (PRTB) comemorou o anúncio do Plano Recife AMA Carnaval que garantirá um auxílio emergencial aos envolvidos nas festividades momescas da capital pernambucana. O investimento será na ordem de R$ 10 milhões e terá o apoio irrestrito da Câmara Municipal para que o projeto seja aprovado com agilidade e atenda aqueles que mais precisam.

Força – Pré-candidato a deputado federal, o vice-presidente do PP de Pernambuco, Lula da Fonte, já conta com o apoio de oito prefeitos pernambucanos. O neto do ex-governador Carlos Wilson, tentará ser eleito com seu pai, Eduardo da Fonte, para a Câmara dos Deputados em outubro. Caso logrem êxito, será uma forte demonstração de força do grupo progressista.

Inflação – Se no Brasil tivemos uma inflação de 10,06% que já trouxe impactos negativos para a população, a vizinha Argentina teve nada menos que 50,9% de inflação no ano de 2021.

Inocente quer saber – Os dados do PIB brasileiro de 2021 serão revisados e ultrapassarão a marca de 5%?