Secretária diz que casos de gripe superam os de covid em SP: ‘Atípico’

A secretária executiva da Secretaria de Saúde do município de São Paulo, Sandra Sabino, afirmou que os números de casos de influenza já superaram os diagnósticos de coronavírus na capital paulista. Para ela, trata-se de uma situação atípica para esse período do ano.

Em entrevista à CNN Brasil, Sabino contou que o município vivencia uma situação de anormalidade da “circulação do vírus de síndrome gripal”, com um aumento significativo nas unidades de pronto atendimento e um movimento 50% maior que o esperado pela pasta.

“Hoje aqui na capital os casos de influenza superam e muito os casos de covid: 1% dos nossos testes são positivos para a covid e os demais são classificados como síndromes gripais”, declarou, ressaltando que eles estão no aguardo de análises do Instituto Butantã para “saber a etiologia desse vírus”.

Na entrevista, Sandra Sabino reforçou que, apesar do grande número de casos, os pacientes diagnosticados com a gripe têm apresentado sintomas leves, sem haver necessidade de internações.

A recomendação, segundo a secretária, é de que a população procure as UBS (Unidades Básicas de Saúde) para evitar a ida às unidades de urgência e emergência, como forma de não se expor a outras doenças mais graves. Ainda, ela reforçou que a Prefeitura tentará antecipar a vacinação contra o vírus da influenza para o começo de 2022.


Fonte: UOL