Oposição finaliza etapa do Levanta Pernambuco com críticas ao PSB


O Movimento Levanta Pernambuco, composto por PL, PSDB, PSC e Cidadania, encerrou a primeira etapa de encontros para discutir um projeto de oposição para enfrentar o PSB na disputa do próximo ano. O local escolhido foi a cidade do Jaboatão dos Guararapes, segundo maior colégio eleitoral do estado que é governado por Anderson Ferreira, uma das alternativas do grupo para a chapa majoritária do próximo ano.

Eivado de críticas ao PSB, o encontro enalteceu as gestões de Anderson Ferreira em Jaboatão e Raquel Lyra em Caruaru, as opções do grupo para a disputa do próximo ano. As críticas foram direcionadas a setores como desemprego e renda da população, claramente numa direção que norteará o rumo da campanha deste grupo.

Em meio às dúvidas se haverá a manutenção da aliança por conta da questão nacional que poderá deixar Anderson e Raquel em palanques opostos, os gestores procuraram demonstrar afinidade entre ambos. Em dado momento do evento, o gestor de Jaboatão, responsável pela fala de encerramento, afirmou que não há definição daquele que vier a ser o nome, porém nos bastidores, a expectativa é que a escolha aconteça em fevereiro para que o nome possa circular o estado já na condição de pré-candidato consolidado.

A preocupação é não repetir 2018, quando a definição aconteceu somente em junho daquele ano em encontro no Recife que oficializou Armando Monteiro como o nome que lideraria o grupo. A demora da escolha dificultou a atração de novos apoiadores e acabou inviabilizando a chapa da oposição, novamente derrotada no pleito daquele ano.