Ipespe: Lula lidera primeiro turno com 44%; Bolsonaro tem 24% e Moro 9%

Pesquisa Ipespe divulgada hoje mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança do primeiro turno da disputa eleitoral para a Presidência em 2022, com 44% das intenções de votos. O petista aparece com uma vantagem de 20 pontos percentuais sobre segundo colocado, o presidente Jair Bolsonaro (PL).

O instituto testou dois principais cenários, sendo o primeiro com sete candidatos, e o segundo com 12 concorrentes. A variação entre os políticos que estão em 1º e 2º nos dois casos é mínima, de um ponto percentual para mais ou para menos. Em ambos, a pesquisa foi estimulada, ou seja, os nomes dos candidatos foram lidos para os eleitores.

As simulações também mostram que Lula tem um percentual bem próximo à soma de todos os demais candidatos. No primeiro caso, o petista tem 44% contra 45% dos outros seis. No segundo cenário, ele fica com 43% e os concorrentes, juntos, somam 46%.

A pesquisa do Ipespe foi realizada entre 14 e 16 de dezembro e ouviu mil pessoas, de 16 anos ou mais e de todas as regiões do país, por telefone. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,5%.

Segundo turno: Lula ganha de todos os adversários

Nos cenários de segundo turno, Lula ganha de todos os adversários. O ex-presidente foi testado contra Bolsonaro, Sergio Moro, Ciro Gomes e João Doria, e ficou com mais de 50% das intenções enquanto os demais ficam entre 24% e 33%.Afogadosonline