Copa do Mundo de 2022 já tem 13 classificados; leia a lista

A Copa do Mundo de 2022, no Qatar, começa em 21 de novembro de 2022. Com o chegada do novo ano, inicia-se também a contagem regressiva para a principal competição do esporte mais popular do mundo. Em termos de importância, a Copa só rivaliza com os Jogos Olímpicos de Verão.

Em um mundo normal, sem pandemia, as 32 seleções participantes já estariam definidas. Nas últimas edições da competição organizada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), o sorteio dos grupos foi realizado na 1ª semana de dezembro. Porém, não é o caso em 2021.

Até o momento, só 13 seleções estão classificadas para a Copa do Mundo de 2022 –incluindo o Qatar, que entra automaticamente como cabeça de chave do grupo A por ser o país-sede.

Além dos donos da casa, Europa e América do Sul também já classificaram parte de suas seleções. O sorteio dos grupos será em 1º de abril, em Doha (Qatar).

O velho continente é o único que encerrou sua fase principal da qualificação. O formato das classificatórias da Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) foi por meio de 10 grupos (uma metade com 5 equipes e a outra com 6). Com o término das rodadas, os 10 times que lideraram suas chaves asseguraram participação no mundial.

Depois, os segundos colocados participaram de um sorteio com as duas seleções com as melhores performances na Liga das Nações da Uefa e que ainda não estavam classificadas. Esta fase é a de play-off (ou repescagem), com as 12 equipes divididas em 3 chaves de mata-mata com 4 em cada. Só passa o vencedor. No final, serão 13 europeus na Copa.

A meta é manter a hegemonia do continente no torneio. Os europeus venceram as últimas 4 Copas do Mundo:

Itália (em 2006, na Alemanha);

Espanha (em 2010, na África do Sul);

Alemanha (em 2014, no Brasil);

França (em 2018, na Rússia).

Se a Europa já encaminhou suas classificatórias, a América do Sul deverá ser a 2ª. Sem dificuldades, Brasil e Argentina já estão confirmados na Copa. A seleção do técnico Tite foi a 1ª a garantir vaga fora da Europa –só Alemanha e Dinamarca conseguiram o feito antes.

Com um sistema totalmente diferente do europeu, a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) organiza um campeonato de pontos corridos no qual todos os países se enfrentam dentro e fora de casal.

São 10 seleções disputando 4 vagas diretas e uma no play-off intercontinental. São 18 datas para finalizar a fase pré-Copa, enquanto a Uefa realiza o processo em 12. Atualmente, faltam 4 jogos para acabar o classificatório sul-americano.