Bolsonaro traiu Fernando Bezerra Coelho

Candidato à vaga do Senado para o Tribunal de Contas da União, o pernambucano Fernando Bezerra Coelho foi traído pelo presidente Jair Bolsonaro na disputa, amargando o terceiro lugar com pífios sete votos. Líder do governo na Casa Alta, FBC esperava ter entre 30 e 35 votos vindos da base situacionista. Resultado totalmente diferente do que se viu na prática.

A imensa maioria dos senadores governistas não votaram em Bezerra Coelho, mas em Antonio Anastasia. O ex-governador de Minas Gerais, apoiado pelo presidente do Senado, seu conterrâneo Rodrigo Pachêco, teve 52 votos, vencedor a disputa que ainda teve Kátia Abreu na segunda colocação com 19 votos. Agora, o nome de Anastasia segue para votação na Câmara dos Deputados.

A traição de Bolsonaro somada à derrota de FBC têm consequências diretas na eleição do ano que vem em Pernambuco. Como viu ir embora a chance de virar ministro do TCU, Bezerra Coelho terá, então, que disputar mandato em 2022 para não perder o foro privilegiado. E é aí onde está o problema.

Partindo do pressuposto de que o senador não pode ficar na planície se não quiser correr o risco de ter prisão decretada em decorrência dos muitos processos a que responde, Fernando Bezerra pode ter de “sacrificar” um dos filhos no pleito do ano que vem. Será que o parlamentar é capaz de cortar na pele?

Se concorrer a deputado federal, FBC vai certamente tirar votos do deputado Fernando Filho, que exerce mandato desde 2007. Caso não haja chance de disputarem os dois uma vaga na Câmara e Fernandinho tenha que “descer” para a Assembleia Legislativa, o prejudicado será Antônio Coelho, que se prepara para a primeira reeleição – essa tese de Fernando Filho “descer” é, contudo, bem remota.

Por fim, o maior dos problemas: se Fernando Bezerra quiser concorrer à reeleição para o Senado vai jogar uma pá de cal na candidatura do filho Miguel Coelho a governador; já que os dois não podem compor a mesma chapa. Ou seja, vítima da traição de Bolsonaro, FBC e seu clã política se prejudicaram muito no xadrez eleitoral do ano que vem depois do dia de hoje.

O povo quer saber: qual cargo FBC vai disputar em 2022?

ViafalaPE