Motocicletas são flagrados fazendo manobras no canal onde vão passar as águas do projeto de integração do Rio São Francisco

Recentemente, imagens de dois homens pilotando motocicletas e fazendo manobras bastante arriscadas dentro de um dos canais do lote 3 do Cinturão das Águas (CAC), localizado na cidade de Barbalha, na região do Cariri, viralizaram na internet. A imagens foram divulgadas e compartilhadas em redes sociais.

O local onde os motociclistas foram flagrados ainda está em obra, em e faz parte do Trecho 1, por onde passarão as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado de Ceará (SSPDS) chegou a ser procurada sobre o caso, mas até então, não foi obtida nenhuma resposta.

A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) justificou o caso dizendo que mantém a vigilância do local nos primeiros 53 quilômetros dos canais, no chamado ‘eixo-emergencial’, que já se encontra pronto. Mas para o trecho que ainda se encontra em obras, o órgão disse ser “de responsabilidade da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra) e também da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).

A SRH também chegou a se pronunciar, explicando que o trecho onde os motociclistas foram flagrados ainda está no processo de obras e a “construtora responsável ainda não entregou a obra para o Estado, então qualquer ocorrência é de responsabilidade da mesma”.

Através de uma nota publicada, a Pasta informou que a Secretaria de Recursos Hídricos e a Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará vão notificar a empresa. “A empresa responsável pela obra será acionada, assim como as autoridades da Segurança Pública para que sejam adotadas as medidas cabíveis”.