Morre sócio-fundador da TV Asa Branca

Foto: TV Asa Branca/Reprodução

Morreu na manhã desta quinta-feira (11), o sócio-fundador da TV Asa Branca, Luiz de França Leite, aos 72 anos. Segundo os familiares, ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, com problemas pulmonares, há cerca de 15 dias.

Luiz de França nasceu no município de Poção, no Agreste de Pernambuco, em 7 de novembro de 1949. Ele se formou em engenharia, trabalhou, no Governo do Estado de Pernambuco, no DETELPE, e se notabilizou como empreendedor.

Em 1991 se tornou sócio-fundador da TV Asa Branca e do Grupo Nordeste de Comunicação, em que estão integrados os portais G1 e GE Caruaru e as Rádios CBN, Caruaru e Recife

O empresário deixa esposa, cinco filhos e netos. O corpo de Luiz de França será velado no Cemitério Parque dos Arcos, em Caruaru, na sexta-feira (12). Das 8h às 10h o velório será restrito à família, a partir das 10h será aberto ao público. O enterro será às 15h.

História da TV Asa Branca

Com sede em Caruaru, a emissora leva a informação para o Agreste, o Sertão e a Mata Sul de Pernambuco, durante três décadas. A primeira transmissão foi feita no ano de 1991 diretamente no Monte Bom Jesus.

A Asa Branca teve origem a partir de uma conversa entre o jornalista Dr. Vicente Jorge Espíndola e o engenheiro Dr. Luiz de França Leite. Eles fizeram uma viagem, e durante o trajeto, traçaram os primeiros projetos de abrir uma nova emissora de TV em Caruaru. Na época, o que faltava era apenas uma concessão para que a TV fosse aberta, que foi concedida pelo ex-deputado federal Inocêncio Oliveira.