Bolsonaro recebe prazo para se explicar sobre agressões a jornalistas

No último sábado (6), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, deu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) um prazo de 10 dias para dar esclarecimentos e prestar informações no âmbito da ação movida pela Rede Sustentabilidade, questionando ameaças, constrangimentos e violência praticadas pelo mandatário contra jornalistas.

A celeridade no rito processual, segundo Toffoli, deve-se à relevância do assunto. O caso foi enviado para análise do Plenário do tribunal, com julgamento definitivo. Após a apresentação das explicações de Bolsonaro, a Advocacia-Geral da União e a Procuradoria-Geral da República terão cinco dias para se manifestarem.

A ação foi impetrada após as denúncias de agressão de seguranças de Bolsonaro a jornalistas que estavam em Roma, na Itália, realizando a cobertura da reunião da cúpula do G-20. A Rede Sustentabilidade alega que o presidente manifestou “desprezo pela liberdade de imprensa” ao ameaçar “fisicamente, constranger, difamar, inviabilizar a segurança no exercício da atividade jornalística e incentivar comportamento violento contra os profissionais da imprensa”. Veja matéria na íntegra no Diário de Pernambuco.