Mãe Coruja de Flores realiza abertura do aulão módulo IV em Comunidade Quilombola

Na manhã da última sexta-feira (08), no Salão Paroquial da Capela de Santa Terezinha, na Comunidade Quilombola da Cavalhada, o Círculo de Educação e Cultura-CEC de Flores do Programa Mãe Coruja Pernambucana realizou o Aulão do Módulo IV –  Eixo: Território e Comunidade, com Tema: “Circulo de Educação e Cultura em Território Quilombola”.

A palestra foi ministrada pela representante da Comunidade Quilombola, Maria Pereira, na qual foi relatado o histórico socioeconômico do município, transcorrendo os serviços públicos prestados a comunidade desde Educação, Saúde, Assistência Social, Saneamento Básico e Infraestrutura. Frisando que os Quilombolas são os descendentes e renascentes formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando ouve a abolição da escravatura), no Brasil.    O momento contou com a presença da equipe do programa mãe coruja, técnicas, Sandra e Áuea, Professoras, Gerenilda e Leidinaurea, a Coordenadora Pedagógica, Luciene, Luciene Queiroz e a representante Célia Queiroz.

O evento teve como público alvo as educandas do Círculo de Educação e Cultura – CEC e comunidade. Após a palestra que foi falada da importância do conhecer os serviços prestados a comunidade e qual limite tem seu território. Houve também uma singela homenagem ao líder e representante da Comunidade Quilombola, Everaldo Barbosa, que faleceu em um trágico acidente em 07 de setembro deste ano de 2021, na oportunidade Célia Queiroz, representante da Mãe Coruja, fez uma leitura de sua biografia, falando um pouco da trajetória do jovem Everaldo. O evento também recebeu uma belíssima apresentação comandada pelo grupo de serviço de convivência e fortalecimento de vínculos do município de flores. Logo após os visitantes visitaram o museu Quilombola, espaço que reúne fotografias, objetos, imagens de festas, danças, tradições e histórias que representam a vida cultural dos moradores Quilombos da Comunidade Cavalhada.