Palhaço Cheirozinho vai receber Título de Cidadania Carnaibana

A Câmara de Vereadores de Carnaíba/PE, no Sertão do Pajeú, concedeu o Título de Cidadão Carnaibano ao artista circense, Robson Silva de Melo, conhecido como o Palhaço Cheirozinho – leia a biografia dele no final da reportagem.

A honraria foi proposta pelo presidente da Casa, o vereador Cícero Batista (PSB), e aprovada por unanimidade na 11ª sessão ordinária do 3º Período Legislativo, realizada na quinta-feira (23/09).

Durante discussão do Projeto de Resolução nº 08/2021, que tratava do Título de Cidadão, o presidente da Câmara falou do carinho que o Palhaço Cheirozinho tem por Carnaíba.

Robson Silva de Melo é casado com Sara Stefhany, natural do município, e tem três filhos com a carnaibana. Apesar da vida no Circo, o Palhaço fez questão de fixar residência na cidade.

“O nosso querido Cheirozinho leva o nome do nosso município para os quatro cantos desse país, por meio da cultura e da arte circense. Até as placas dos carros dele [do palhaço] são com o nome de Carnaíba,” relevou o presidente do Poder Legislativo, Cícero Batista, completando: “O Título de Cidadão Carnaibano é uma justa homenagem”.

Além do presidente, também participaram da sessão ordinária e aprovaram a honraria os vereadores, Alex Mendes (PSB), José Jesus (Calango) (PSB), José Ivan (PSB), Juniano Ângelo (PSB), Izaquelle Ribeiro (Izaquelle da Itã) (PT), Irenildo Pereira (Neudo da Itã) (DEM), Esdra Paulo (Irmão Paulinho de Serra Branca) (DEM), e Matheus Francisco (DEM).

O Título de Cidadão Carnaibano será entregue ao Palhaço Cheirozinho em sessão solene. A data será definida e divulgada pelo presidente da Câmara, Cícero Batista (PSB).

BIOGRAFIA – Robson Brandão, cujo nome de batismo é Robson Silva de Melo, nasceu em 26 de novembro de 1980 na cidade de Gravatá, no Agreste de Pernambuco.

Vindo de família circense, Robson é filho de dona, Edileuza Melo da Silva, e do senhor, Roger Brandão Melo. Ele [Robson] é casado com Sara Stefhany da Silva, natural de Carnaíba, PE. O casal tem três filhos: Robson Filho, Kaio e Samantha, e reside em Carnaíba, na Rua Matilde Cabral Leite, nº 69. Além disso, Robson é proprietário de imóveis na cidade.

Robson começou sua vida artística no Big Circo Roger, do seu pai, que o pintava ainda criança, a partir dos 5 anos de idade, para ser palhaço. Entre os 12 e 14 anos foi malabarista e equilibrista.

Nesse período, o palhaço do Circo foi embora e por necessidade o pai de Robson o colocou como substituto. Dai, nasceu o Palhaço Carrapeta, que foi seu primeiro personagem, e logo depois surgiu o Palhaço Cheirozinho, dentro do circo do seu irmão.

Robson era a peça que sobressaia e conquistou seu próprio público. O Palhaço Cheirozinho angariou seguidores, fãs e uma importância que se destacava dos demais artistas que dividiam o palco com ele. Contudo, três anos depois ele saiu do circo do irmão e montou sua própria tenda, que vem fazendo a alegria de todos até os dias de hoje.

Via Itamar França