Centenário de Paulo Freire é celebrado com música, live com Alceu Valença, cortejo e homenagens no Recife

Patrono da educação no Brasil, o pedagogo e filósofo Paulo Freire completaria 100 anos neste domingo (19). Para homenagear o pensador pernambucano, uma série de eventos são realizados no Recife, até a segunda-feira (20), com música, atos políticos, cortejo e uma live com apresentação do cantor Alceu Valença.

Neste domingo (19), ocorreu um cortejo composto por artistas e defensores do legado de Paulo Freire. A caminhada sai do Armazém do Campo, na Avenida Martins de Barros, no bairro Santo Antônio, em direção ao Marco Zero. Ao final, grupos de maracatus, cordelistas, religiosos e artistas se apresentam, encerrando com uma ciranda.

O evento é promovido pela Campanha Latino-americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, que reúne organizações sindicais, movimentos populares e organizações não governamentais. A programação começou com um café da manhã, às 9h, seguido de um ato político.

Flores e cartões com frases de Paulo Freire foram distribuídos. O boneco gigante do educador pernambucano, homenagem feita pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, também participou do cortejo até o Marco Zero.

Na programação, também estão a Batucada Feminista, Batucada do Levante Popular, Suzana Cordelista, Maracatu Ogum Onerê da Várzea, Maracatu Linda Flor do Ibura, e Grupo Pé no Chão.

Um evento virtual em homenagem a Paulo Freire ocorreu neste domingo (19) e nesta segunda-feira (20), promovido por instituições do movimento educacional brasileiro e internacional. A programação começa às 18h, com apresentação do cantor pernambucano Alceu Valença.

Também participam Silvério Pessoa, Cavouco Trio, bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio. O evento será transmitido no canal do YouTube da Universidade Federal de Pernambuco.

Durante a transmissão, será inaugurada uma escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina. Políticos e pessoas ligadas ao pernambucano também falarão no evento, incluindo a doutora em educação e viúva dele, Nita Freire.