Barragem do Chapéu, em Parnamirim, sofre ato de vandalismo

A Barragem do Chapéu, situada na zona rural do município de Parnamirim, no Sertão Central, sofreu atos de vandalismo e depredação na última semana.

Alguns vândalos invadiram a estrutura e quebraram as grades e cadeados para ter acesso à sala de válvulas, local onde é feito controle da vazão e do volume da água do reservatório, e, em seguida, abriram a descarga de fundo da barragem.

A investida prejudicou os moradores que residem à montante da estrutura (na parte de cima), que tem capacidade para acumular 144.993.516 m3 de água, porém, atualmente, devido à escassez de chuvas, encontra-se com apenas 5% desse total. A abertura aleatória da descarga e a consequente diminuição do volume de água no lago da barragem dificulta, sobretudo, o trabalho das pessoas que dependem da atividade pesqueira naquela região.

Diante do ocorrido, o Conselho Gestor do Açude do Chapéu acionou a Secretaria Executiva de Recursos Hídricos que, na quinta-feira (16), registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil para que os fatos sejam devidamente investigados.

Nill Junior