Adilson Gomes homenageia Anchieta Santos e lembra de episódio ocorrido em comício na cidade de Flores

A partida precoce do meu amigo Anchieta Santos deixa todos nós extremamente traumatizados. Sinto a perda do grande comunicador, o maior animador de palanques que conheci. Mas sinto mais ainda a perda da pessoa com quem tive mais de 35 anos de convivência e que era, antes de mais nada, meu amigo.

Enfrentamos muitos momentos difíceis desde que começamos a trabalhar juntos, na campanha de Arraes de 1986, eu na mobilização e ele incendiando os comícios com sua voz poderosa. Lembro de um episódio dramático em Flores. Quando a chapa majoritária – Miguel Arraes, Mansueto de Lavor e Antônio Farias – chegou na cidade começaram as provocações. Procurei as autoridades, que eram o juiz e o delegado, para pedir proteção, quando um dos provocadores chegou com um apito bem perto do meu ouvido e soprou com força, de surpresa..

Disse ao delegado que aquilo estava errado e ele concordou e mandou prender o agitador. Dali fiz o sinal para Anchieta, que começou a puxar o povo na maior animação, nem parecia que estava acontecendo. Saímos de lá para Serra Talhada com proteção policial.

Fizemos várias campanhas juntos

Durante os momentos que ele anunciava Dr Arraes, Anchieta citava versículos bíblicos e as pessoas choravam na praça. Mais de uma vez vi o próprio Dr. Arraes pegar o lenço para secar as lágrimas.

Meus sentimentos aos familiares, amigos e à imensa legião de admiradores de Anchieta.


Adilson Gomes