Vereador causa polêmica após votar contra projeto em Santa Cruz da Baixa Verde

Nesta quinta-feira (26), a Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz da Baixa Verde aprovou por maioria o Projeto de Lei Nº 010/2021, de autoria da Prefeitura, que autoriza a contratação de operação de crédito com o (Banco do Brasil), no valor de R$ 1.050.000,00 (um milhão e cinquenta mil), para a troca e instalação de luminárias com sistema LED no município. A pauta recebeu 8 votos favoráveis e um voto contrário.

Na última segunda-feira (23), a proposição rendeu um longo debate entre os parlamentares. Na ocasião o Vereador Roberto da Paz (PTB), decidiu pedir vista do projeto, e solicitou que o executivo encaminhasse um responsável técnico ao plenário, para detalhar melhor o texto. Atendendo a solicitação do parlamentar, o Diretor de Articulação Política do município, Alexandre Galvão, participou da reunião para explicar o projeto de forma ampla. As informações são do Baixa Verde Notícias.

Votaram favoráveis a aprovação do projeto, os vereadores Zé de Nana (Republicanos), Eraldo de Dona Preta (Republicanos), Roberto da Paz (Republicanos), Larissa de Chiquinho (PTB), Professor Dãozinho (PTB), Dr. Marcos Batista (PP), Paulinho de Jatiúca (PP) e Danda Gaia (Podemos). Contrário ao projeto votou Leque Brás (PP). O projeto de lei segue agora para sanção do Prefeito Irlando Parabólicas.

O Voto contrário do vereador Leque Brás, causou polêmica e comentários nos bastidores políticos da cidade. O projeto não foi aprovado por unanimidade, devido o Vereador Leque Brás (PP), ser o único a votar contra, a instalação da tecnologia LED. Durante o uso da tribuna, Leque apenas ratificou seu voto contra, como havia feito, na última segunda-feira (23), quando aconteceu a primeira sessão e não justificou sua votação.

“Leque Brás, nem ao menos justificou seu voto. Apenas se posicionou contrario, ao projeto que dará a cidade, inúmeros benefícios como – Segurança, Embelezamento, Economicidade e uma Melhor Gestão na Iluminação Pública Municipal. Leque não atentou a Resolução Normativa Nº 414, da Administração Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que determina que gestão, manutenção, modernização e consumo ativos de iluminação pública que compõe o município é de responsabilidade municipal”, afirmou uma fonte política da Capital da Rapadura.

Mais de 2.500 cidades no país, já implantaram ou estão em processo de implantação da tecnologia LED na iluminação pública. “O LED é o presente e o futuro da iluminação, Santa Cruz, terá em breve uma nova iluminação, pois estamos atendo todas as especificações da ANEEL. Vamos dá a Santa Cruz da Baixa Verde à modernidade necessária, com conforto visual, mais segurança através de mais luminosidade. Tudo isso com mais economicidade para os cofres públicos”, afirma o prefeito Irlando Parabólicas.

O projeto visa contemplar diversas ruas, avenidas, praças e áreas públicas na sede e no Distrito de Jatiúca. Serão trocadas 897 lâmpadas em 825 postes, gerando uma economia entre 60 a 80% para o município.

“O vereador Leque Brás deveria ter acompanhado seus pares e votado sim, oportunidade pra isso, ele teve. Desta forma, teria honrado os votos recebidos da população, principalmente por se tratar de um projeto importante na melhoria da iluminação pública”, disse um dos Vereadores que não quis se identificar.

OUTRO LADO

O Portal Nayn Neto entrou em contato com o Vereador para saber os motivos pelos quais ele teria votado contra a ação da iluminação de LED. Leque afirmou que estava colocando sua posição em sua rede social, através de um vídeo.

No vídeo postado em uma rede social, o Vereador afirmou que estava preocupado com os juros e taxas que poderiam ser geradas através do empréstimo pego para colocar as lâmpadas de LED. “Iriamos pendurar o município, pagar juros altos, não vai ter benefício para o cidadão de Santa Cruz. Eu acho assim, se a cidade tivesse bem, sem dívidas, seria muito bom. Mas a cidade está passando por dificuldades… Sou comerciante, mexo com a área financeira, nunca quebrei, sei administrar e acho que não era o momento de um projeto dessa natureza. Eu não vi ganho nenhum para o povo…“, afirmou o Vereador.

Via Portal Nayn Neto