Taxas de ocupação das UTIs estão estáveis em Pernambuco

Em Pernambuco, continuam estáveis as taxas de ocupações das Unidades de Terapia Intensivas (UTIs) destinadas aos pacientes com a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em decorrência da covid-19. Neste sábado (07), a ocupação das UTIs na rede do SUS e na particular estavam, respectivamente, em 42% e 47%. A ocupação das UTIs está caindo há cerca de duas semanas. Na sexta-feira (06), as UTIs de rede do SUS e da particular estavam em 45% e 48%.

Neste sábado (07), as enfermarias destinadas aos pacientes com SRAG na rede pública a particular apresentaram, respectivamente, as seguintes taxas de ocupação: 37% e 30%. Durante muitas semanas, a ocupação das UTIs ultrapassou os 70%, situação considerada problemática pelos especialistas.

“Com a atual tendência de desaceleração dos indicadores da Covid-19, registramos, na semana passada, o menor patamar de casos graves suspeitos desde 15 de março do ano passado, quando foi identificada a transmissão comunitária do novo coronavírus. Com isso, a rede pública de saúde tem, neste momento o menor patamar de pacientes internados em leitos de terapia intensiva deste ano”, explicou o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Ainda de acordo com o secretário, “este cenário epidemiológico permite outros avanços e ajustes no plano de convivência. Mas reforço que os indicadores positivos são fruto de um esforço coletivo, que não pode ser colocado em risco pelo descuido e falta do senso de coletividade de poucos”.

André Longo também fez um alerta: “ainda não é hora de deixar o cuidado de lado. O uso correto da máscara, o distanciamento físico e o cumprimento dos protocolos setoriais precisam estar em nossa rotina para continuarmos avançando”. Ou seja, as pessoas devem continuar com os devidos cuidados para evitar a transmissão do vírus que já provocou mais de 19 mil mortes em Pernambuco.

REGISTROS

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou, neste sábado (07), 723 casos da Covid-19. Entre os confirmados hoje, 70 (9,5%) são casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e 653 (90,5%) são leves. Agora, Pernambuco totaliza 595.519 casos confirmados da doença, sendo 52.539 graves e 542.980 leves, que estão distribuídos por todos os 184 municípios pernambucanos, além do arquipélago de Fernando de Noronha.

Ainda de acordo com a SES, 523.593 pacientes se recuperaram da doença. Destes, 30.935 eram pacientes graves, que necessitaram de internamento hospitalar, e 492.658 eram casos leves.

Também foram confirmados laboratorialmente 38 novos óbitos neste sábado (07), ocorridos entre os dias 04 de junho do ano passado e 06 de agosto deste ano. As novas mortes são de pessoas residentes dos municípios de Amaraji (4), Garanhuns (1), Jaboatão dos Guararapes (1), Olinda (2), Paulista (1), Petrolina (1), Recife (25), Serra Talhada (1), Venturosa (1) e Vitória de Santo Antão (1). Com isso, já ocorreram 19.005 mortes pela doença em Pernambuco.