Raquel Lyra ganha simpatia de três partidos da oposição para 2022

Em meio a disputa interna na oposição sobre quem será o candidato do grupo a governador, há um sentimento comum de que além do PSDB, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, teria a simpatia do Democratas, presidido pelo ex-ministro Mendonça Filho, e do Cidadania, presidido pelo deputado federal Daniel Coelho.

Nos bastidores, a avaliação é que Raquel conta com os três partidos e poderá fechar a equação em torno da sua candidatura se convencer Anderson Ferreira a apoiá-la, uma vez que a convergência com Miguel Coelho é considerada distante para um aliado oposicionista em reserva.

Na avaliação deste oposicionista, seria difícil convencer todos os partidos em torno de Miguel Coelho, uma vez que há restrições de alguns atores ao senador Fernando Bezerra Coelho, e a oposição não estaria disposta a esperar a indefinição do MDB sobre candidatura ou não de Miguel a governador.

Nos próximos dias, é possível que aconteça uma ofensiva por parte dos aliados de Raquel no sentido de avançar num convencimento dos Ferreiras em torno da tucana. As contas que justificariam a escolha por Raquel passam pelo fato de ser prefeita de uma cidade estratégica no agreste, não ter o carimbo de bolsonarista e representar a força de uma mulher liderando a oposição, já combalida por quatro derrotas seguidas para o PSB.

Apesar de ter a simpatia de três partidos, Raquel Lyra está longe de garantir o consenso no grupo, e caberá a prefeita um jogo de cintura capaz de unir a oposição em torno de um projeto competitivo para Pernambuco em 2022.