Por que Tarcísio Meira morreu mesmo com 2 doses de vacina contra covid?

Morreu, nesta quinta-feira (12), o ator Tarcísio Meira, vítima de complicações da Covid-19. O ator, de 85 anos e imortalizado em mais de 65 de carreira, estava internado, junto com a esposa, a também atriz Glória Menezes, desde o último dia 6 de agosto no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Apesar de ter sido completamente vacinado, ou seja, com as duas doses, no último mês de março, o ator precisou lutar contra a doença, contraída por “um descuido”, como disse a sua nora, Mocita Fagundes. Vale lembrar que, segundo a microbiologista Natália Pasternak, as vacinas são efetivas, mas são, ao mesmo tempo, uma estratégia dupla de imunização – doletiva e individual, e que, apesar de reduzirem as chances de infecção e morte, elas ainda não suprimem as possibilidades de contágio: “Vão aparecer casos isolados de pessoas que, mesmo vacinadas, vão precisar de internação e morrer”, disse a cientista à GQ Brasil em março.

No caso de Tarcísio, intubado na UTI desde o primeiro dia de internação, a doença evoluiu e chegou a passar por diálise contínua (ou hemodiálise contínua) a partir do dia 10 de agosto, segundo o boletim médico do Hospital Albert Einstein (SP). O procedimento buscaria, por meio de máquinas, filtrar as toxinas presentes no sangue — cumprindo a função dos rins. Infelizmente, o ator não respondeu ao tratamento e faleceu nesta quinta-feira (12).

Glória Menezes, de 86 anos, esposa de Tarcísio, também foi vacinada na mesma época que o ator e também contraiu a Covid-19 na mesma ocasião que ele. Mas, diferente de Tarcísio, Glória não precisou ser intubada, ficou apenas no oxigênio. A atriz segue internada, mas segundo informações do filho do casal, Tarcísio Filho, ela responde bem ao tratamento. Desde o começo da pandemia, o casal vivia isolado em um sítio. (GQ)