Covid-19: Pernambuco inicia mais uma fase de flexibilização das atividades nesta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (02), Pernambuco inicia mais uma fase de novas flexibilizações no Plano de Convivência com a Covid-19 em todo o Estado. Bares, restaurantes e demais serviços de alimentação vão poder funcionar das 5h até meia-noite, todos os dias da semana. As atividades esportivas coletivas e individuais e os clubes sociais também seguirão esse novo limite de horário.

Já os eventos corporativos, que continuam com permissão de funcionamento até às 23h, poderão ser realizados para um público de até 200 pessoas ou 50% da capacidade do local, o que for menor.

A secretária-executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, explicou que as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos, cinemas, teatros e circos também poderão ampliar a capacidade para 300 pessoas – ou 50% do local, o que for menor. Ela esclareceu ainda que cinemas e teatros, especificamente, poderão funcionar até a meia-noite, durante todos os dias, a partir da próxima semana.

Ana Paula aproveitou para pedir mais conscientização da sociedade neste momento de flexibilizações das atividades econômicas, e respeito dos frequentadores aos protocolos de saúde. “Por causa de relatos sobre casos de desrespeito aos protocolos nos bares e restaurantes, principalmente após a liberação da música ao vivo, faço um pedido para que todos se conscientizem, pois ainda não vencemos a guerra e os números da pandemia podem voltar a piorar”, afirmou a secretária-executiva, reforçando que, apesar das medidas de flexibilização, os cuidados devem ser mantidos.

Dados epidemiológicos 

Segundo o governo do Estado, as flexibilizações têm sido possíveis porque o cenário epidemiológico da covid-19 continua em desaceleração em Pernambuco. Segundo o secretário Estadual de Saúde, André Longo, todos os indicadores analisados estão em queda. Na semana epidemiológica 29, que compreende o período de 18 a 24 de julho, foram notificados 606 casos de síndrome respiratória aguda grave (srag). “Isso significa o mesmo patamar do final de novembro do ano passado. O quantitativo representa uma queda de 14,6% em relação à semana 28 e de 34% em relação à semana 27. Já em relação às solicitações de leitos, foram registrados 442 pedidos de vagas na Central de Regulação na semana 29, uma redução de 20% em relação à semana anterior”, afirmou André Longo, em coletiva de imprensa na última quarta-feira (28).

O secretário também reforçou que, mesmo com dados positivos e avanços no plano de convivência, ainda é necessário manter as medidas de prevenção. “Apesar de estarmos dando passos à frente, os indicadores positivos ainda não nos permitem abdicar do cuidado. Esses indicadores são frutos de um esforço muito grande de toda a sociedade, que não podemos colocar em risco. Por isso, o uso correto da máscara, o distanciamento físico e os protocolos setoriais são o caminho para continuarmos avançando rumo a uma normalidade possível”, acrescentou Longo.